segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palestra da Nilma Lino

Aconteceu no dia 17 de junho a palestra com a Educadora  e escritora Nilma Lino. Conversei com algumas pessoas que disseram querer ir ao evento mas não puderam por inúmeras razões. Essas pessoas demonstraram grande desagrado em não poderem comparecer e eu sou obrigada a dizer que vocês perderam algo muito bom! A conversa com a escritora foi ótima.
Nilma fez um histórico de como surgiu o livro Betina. Enquanto nos contava sobre a concepção e a criação do livro, ia pontuando questões importantes sobre a maneira como temos conduzido o trabalho com a temática etnicorracial dentro de nossas escolas. Ao mesmo tempo iam surgindo questões sobre como nos relacionamos com a literatura ( com o estilo literário) em nosso cotidiano.
Incrível que no cotiano escolar não consigamos perceber que nossos estudantes não se vêem na maioria dos livros que ofertamos a eles. Não vêem ali sua cor, sua cultura, seus anseios. Todos já reconhecemos que somos sujeitos diversos, entretanto ainda não percebemos a diversidade dentro da literatura ofertada aos nossos estudantes.
Nilma considerou também a importância do trabalho desenvolvido nas escolas pelos e pelas profissionais que atuam nas bibliotecas escolares. Sobre a necessidade de se ouvir esses profissionais ao construir propostas de leitura nas escolas, sobre a importância de seu papel na construção de um Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.
Com sensibilidade e delicadez a escritora ouviu as perguntas, que foram formuladas em dois blocos e respondeu a tod@s, autografou livros, posou para as fotografias. É importante que nós, educadores, consigamos estar cada vez mais presentes nesses momentos de formação, compreendendo que esse é um espaço conquistado por nós e que agora temos que nos apropriar deles, qualificando cada vez mais as discussões para garantirmos que continuem existindo e se tornem cada vez mais um espaço que nos permita problematizar e trocar as experiências que nos angustiam no dia-a-dia da sala de aula.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Palestra com Nilma Lino

Dando prosseguimento ao nosso Circuito Literário, teremos na próxima Sexta-Feira, dia  17 de Junho de 2011, palestra com a autora Nilma Lino. A palestra é destinada aos educadores da Rede Municipal de Contagem. A autora do livro "Betina" abordará a temática etnicorracial e como esse assunto pode ser tratado com crianças à partir do seu livro.
O evento acontecerá na PUC Contagem no horário de 15:00h às 16:30h. As inscrições estão abertas desde 09 de maio pelo e-mail programa.alemdasletras@gmail.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bem-vindo à Holanda

Mais um texto para nossa reflexão...

Bem-vindo à Holanda

Quando você vai ter um bebê, é como planejar suas férias para a Itália. Você compra um monte de guias e faz planos maravilhosos: o Coliseu, o Davi de Michelangelo, as gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases simples em italiano. É muito emocionante.

Depois de alguns meses, finalmente chega o dia. Você faz suas malas e vai. Várias horas depois, o avião pousa. O comissário de bordo chega e diz: "Bem-vindo à Holanda".

"Holanda?!?" Você diz. "O que você quer dizer com Holanda? Eu vou para a Itália! Eu deveria estar na Itália. Toda minha vida eu sonhei em ir para a Itália."
Mas houve uma mudança no plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.

O importante é que eles não te levaram para um lugar horrível, desagradável, cheio de pestes, fome e doença. É apenas um lugar diferente.

Assim, você sai e compra novos guias. E você aprende uma nova lingua. E você encontra um grupo inteiro de pessoas que você nunca teria conhecido.

É apenas um lugar diferente. Ele é mais lento do que Itália, menos chamativo do que a Itália. Mas depois que você estiver lá há algum tempo, recuperar o fôlego e olhar ao redor vai perceber que a Holanda tem moinhos de vento, a Holanda tem tulipas e Rembrandts.

Mas todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália. Estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E para o resto de sua vida, você dirá: "Sim, é para lá que eu deveria ir. Isso é o que eu tinha planejado. "

E essa dor nunca, nunca vai embora, porque a perda desse sonho é uma perda muito significativa.

Mas, se você passar sua vida inteira lamentando o fato de você não ter ido a Itália, você nunca estará livre para apreciar as coisas lindas e maravilhoas que existem na Holanda.



Por Emily Perl Kingsley- Texto escrito quando após a autora descobrir que teria uma filha com Síndrome de Down - Vale pensar.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aula Inagural para os Auxiliares de Serviço, Agentes e Assistentes Escolares

Dia 26/05 aconteceu na Casa Azul a aula inaugural do Curso para os Auxiliares de Serviço, Agentes e Assistentes Escolares, ofertado pela Seduc.
Na ocasião foi apresentada aos presentes a programação da Formação para o ano de 2010.
O tema da aula foi " Escola Acolhedora: Um espaço privilegiado para a construção de uma educação de qualidade social"  com palestra do escritor Márcio Vassallo. Muitos dos presentes se emocionaram com as palvras do escritor, e após a palestra utilizaram o tempo para tirar fotos e ter o livro autografado por ele.
As fotos do evento estão disponíveis na galeria do Portal da Prefeitura.