segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palestra da Nilma Lino

Aconteceu no dia 17 de junho a palestra com a Educadora  e escritora Nilma Lino. Conversei com algumas pessoas que disseram querer ir ao evento mas não puderam por inúmeras razões. Essas pessoas demonstraram grande desagrado em não poderem comparecer e eu sou obrigada a dizer que vocês perderam algo muito bom! A conversa com a escritora foi ótima.
Nilma fez um histórico de como surgiu o livro Betina. Enquanto nos contava sobre a concepção e a criação do livro, ia pontuando questões importantes sobre a maneira como temos conduzido o trabalho com a temática etnicorracial dentro de nossas escolas. Ao mesmo tempo iam surgindo questões sobre como nos relacionamos com a literatura ( com o estilo literário) em nosso cotidiano.
Incrível que no cotiano escolar não consigamos perceber que nossos estudantes não se vêem na maioria dos livros que ofertamos a eles. Não vêem ali sua cor, sua cultura, seus anseios. Todos já reconhecemos que somos sujeitos diversos, entretanto ainda não percebemos a diversidade dentro da literatura ofertada aos nossos estudantes.
Nilma considerou também a importância do trabalho desenvolvido nas escolas pelos e pelas profissionais que atuam nas bibliotecas escolares. Sobre a necessidade de se ouvir esses profissionais ao construir propostas de leitura nas escolas, sobre a importância de seu papel na construção de um Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.
Com sensibilidade e delicadez a escritora ouviu as perguntas, que foram formuladas em dois blocos e respondeu a tod@s, autografou livros, posou para as fotografias. É importante que nós, educadores, consigamos estar cada vez mais presentes nesses momentos de formação, compreendendo que esse é um espaço conquistado por nós e que agora temos que nos apropriar deles, qualificando cada vez mais as discussões para garantirmos que continuem existindo e se tornem cada vez mais um espaço que nos permita problematizar e trocar as experiências que nos angustiam no dia-a-dia da sala de aula.

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.cheapcanadagooseparkas.ca]canada goose chilliwack[/url] These kits have everything you need - the solution and brush and are quite convenient as you can store them away and use them over and over again. [url=http://www.busesbitermi.com]dr dre beats cheap[/url] Ckzeml
[url=http://www.christianlouboutindiscountsale.co.uk]christian louboutin outlet uk[/url] [url=http://www.ogrelarp.com]Canada Goose Shop[/url] Uksskp [url=http://www.pandorajewelryukonsale.co.uk]pandora jewellery[/url]