terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A importância do teatro em sala de aula - Texto do Professor *Cleidson Vieira dos Santos


*Professor da Rede Municipal de Contagem




A IMPORTÂNCIA DO TEATRO EM SALA DE AULA

Há muitos anos venho trabalhando com teatro nas escolas aonde leciono como professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Desde 2000 apresento pelo menos uma peça teatral com uma de minhas turmas praticamente todos os anos. Além de ser um apaixonado por teatro desde minha adolescência, outros motivos me levaram a utilizar esse fabuloso recurso em sala de aula.





O primeiro motivo está intimamente relacionado com minha própria experiência enquanto estudante, relacionada ao teatro. Comecei a me envolver de forma mais intensa com apresentações teatrais na escola por volta dos 14 anos de idade, ou seja, quatro anos antes de minha definitiva saída dos bancos da escola. Foi uma paixão que se manifestou tardiamente, mas de forma definitiva. De lá para cá, praticamente, não parei mais de me envolver, ou de tentar me envolver de alguma maneira com o teatro na escola. Eu acredito que, se tivesse tido professores que me incentivassem a participar de teatro, que me dessem oportunidade para tanto, eu teria começado bem mais cedo e aproveitado muito mais minha estadia na escola. Por isso, procuro proporcionar aos meus alunos (a todos eles, de preferência) uma oportunidade de participar de uma peça teatral. Muitas vezes, acabo “obrigando-os” ou forçando-os de certa forma a participarem, pois eu sei que muitas crianças até querem, mas têm medo de participar por vergonha. Eu era assim quando tinha nove, dez, onze, até os 13 anos. Só participei aos quatorze por acaso e não parei mais. Hoje em dia, faço qualquer papel e até escrevo muitas peças. Alguns diriam que é um talento nato, não vou entrar no mérito dessa questão. Acho, apenas, que um empurrãozinho, mesmo que forçado, pode ajudar bastante aqueles que ainda não perceberam, assim como eu não percebi durante muitos anos, sua habilidade para o teatro. É claro que esse “empurrãozinho” deve ser respeitoso. Os alunos devem ser convencidos a participar do teatro, mas, no caso dos tímidos, apenas com papeis pequenos, se possível até mesmo sem falas. Pois para estes o simples ato de subir ao palco significa muito. Ajuda a quebrar um pouco da timidez. Se eles tiverem talento para a coisa, com o tempo, por iniciativa própria, irão se soltando mais e participando cada vez mais. Porém, se nunca subirem num palco e tiverem medo de tentar, como eu tive durante muitos anos, talvez não tenham a sorte que tive e nunca venham a descobrir uma arte tão prazerosa. No entanto, se forem forçados a pegar um papel difícil, com falas, podem ficar traumatizados. E, caso recusem-se terminantemente a participar, mesmo em papéis minúsculos, isso também deve ser respeitado.





O segundo motivo está relacionado à importância do teatro para o desenvolvimento da auto-estima das crianças. E a auto-estima negativa é uma das bases de grande parte dos problemas apresentados no campo emocional e, conseqüentemente, no campo cognitivo dos alunos e alunas. Esses problemas afetam diretamente o desempenho das crianças em sala de aula. Não estou dizendo aqui que o teatro seja a solução para todos os problemas educacionais brasileiros. Mas já é um bom começo se conseguirmos combater os problemas com a auto-estima. Muita coisa já estará encaminhada. E mesmo que a criança tenha outros problemas que não estejam relacionados diretamente com a auto-estima, estando esta em alta, fica mais fácil administrar tais problemas, pois há uma válvula de escape. O próprio ato de encenar em si, já o é. Fazemos isso o tempo todo, quando estamos com algum problema: mentimos, dissimulamos, enganamos. Isso tudo é teatro. Só que é um teatro que é feito para poucos e, na maioria das vezes, ou não é reconhecido como tal, ou quando o é, está longe de ser aplaudido. Os aplausos após uma apresentação, por mais simples que esta seja, são um verdadeiro bálsamo para a alma. Não existe ser humano na face da terra que possa dizer-se imune aos efeitos benéficos dos aplausos. Mesmo que sua participação seja mínima naquela peça, os aplausos são para você também. E isso é bom demais, falo por experiência própria.





O terceiro e igualmente importante motivo é o prazer que o teatro proporciona. Como é gostoso encenar, mudar a voz, a roupa, ser outra pessoa por alguns momentos. Decorar as falas, a vida, os trejeitos de outro personagem. Ensaiar várias vezes, apresentar várias vezes. Criar.
Por esse motivo, acredito, que o teatro, aliás, não só o teatro, mas as artes de um modo geral - como a música, a dança - deveriam ter um espaço maior dentro das salas de aula. Não apenas durante feiras de cultura, ou festas comemorativas. Mas na maior parte do tempo. Pequenas apresentações para os colegas, para outras turmas. Não que as festas comemorativas e as feiras de cultura não devam ocorrer. Pelo contrário. Elas Serão um complemento de um trabalho que já existirá em sala de aula. Isso seria fantástico.











SANTOS, Cleidson Vieira, in Com a palavra os professores do Brasil-Antologia Literária, p.51, Litteris,RJ, 2009





















Compra on line do livro na litteris.com





O Texto do Cleidson encontra-se na página 51, mas há outros textos que valem ser lidos, para visualizar o índice, clique aqui .







Nenhum comentário: