terça-feira, 17 de março de 2009

Dislexia

DISLEXIA
por: Paula Pires de Matos
Pediatra
Jornadas da Saúde da Mulher e da Criança
Medicina de Ambulatório
Portugal-Maio de 2008


Dislexia

Criança apresenta uma dificuldade inesperada em aprender a ler
• inteligência normal
• ensino adequado
• ambiente adequado
• sem défices sensoriais

Dislexia
Definição da International Dyslexia Association
Caracterizada por dificuldades no reconhecimento correcto e/ou fluente das palavras, diminuição da capacidade de descodificação e dificuldade na ortografia.
Estas dificuldades resultam, tipicamente de um deficit no componente fonológico da linguagem que é muitas vezes inesperado em relação às outras capacidades cognitivas do indivíduo e à instrução recebida.
Pode ter consequências secundárias que incluem problemas na compreensão leitora, experiência leitora reduzida, que podem impedir o crescimento do vocabulário e a aquisição de outros conhecimentos.

Dislexia - SNC
Evidência de base neurobiológica
– Estudos imagem funcionais
• Alterações da atividade nas áreas de Wernicke e Broca e no gyrus angularis
• Tamanho de áreas cerebrais(temporal esq., frontal e cerebelar)
– Estudos demonstram claramente que as áreas relacionadas com o processamento fonológico e linguagem são as que estão funcionalmente mais afetadas na maioria dos indivíduos com dislexia e assim parece evidente que qualquer método de ensino terá que ser baseado no ensino do processo fonológico.

Dislexia :Como se dá o Diagnóstico / Avaliação
• História clínica
• Informação professores
• Avaliação cognitiva global – desenvolvimento
• Cognição não-verbal: processamento visual
• Cognição verbal: capacidades linguísticas
• Motricidade
• Atenção, atividade, estratégias
• Avaliação consciência fonológica
• Avaliação do nível de leitura/escrita

Dislexia – Prognóstico
• Gravidade do défice fonológico
• Competências linguísticas
• Vocabulário
• Processamento sintáxico - gramática
• Processamento semântico - significados
• Pragmática
• QI não-verbal
• Co-morbilidade
• Identificação e Intervenção precoce
• Ambiente: língua, educação materna, exposição literária e linguística


Co-morbilidades - + freq que na população em geral
• Leitura – dificuldades nas áreas seguintes:
– Precisão – tipos de erros
– Velocidade
– Entoação
– Compreensão
• Escrita
– Erros ortográficos
– Elaboração escrita
• Matemática
– Problemas matemáticos

Dislexia - Co-Morbilidade
• Perturbação Específica da Linguagem
• PHDA
• Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação Motora
• Perturbação de Oposição*
• Perturbação de Conduta*
• Perturbação do Humor – ansiedade e depressão*
Síndrome de Asperger

Dislexia - Intervenção
• Treino explícito da consciência fonológica
• Aprendizagem estruturada e fónica da leitura/escrita
• Utilização de técnicas multisensoriais
• Adaptação de currículo – PEI (eventual)
• Acomodação na classe e avaliação escolar
• Precoce e continuada
• Inclusão
• Intervenção nas co-morbilidades
• Correção de déficits sensoriais concomitantes

Dislexia - O que não é!!!
• Não é a troca em espelho das letras e números
• Não inclui o desajeitamento motor ou alteração na lateralização
• Não se pode diagnosticar antes do ensino formal da leitura
• Não se diagnostica num exame oftalmológico ou postural
• Não se diagnostica com EEG, TAC ou RMN